Teatro de Bonecos “João e o pé de feijão”, no Teatro de Sobradinho

posted in: Notícias, Variedades | 0
Com duas apresentações neste fim de semana, a Cia. Voar segue em turnê pelo DF,  com seu projeto de manutenção

Chegou a vez do Teatro de Sobradinho ( Q 12, Área Especial) receber uma apresentação da Cia. Voar Teatro de Bonecos. Será neste sábado e domingo (8 e 9/4), às 16h, com o espetáculo “João e o Pé de Feijão”. Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O espetáculo integra a programação do Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos, que conta com o patrocínio do FAC-DF.  Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco


João e o pé de feijão  – sinopse – A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia, vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos.
De acordo com o fundador da Voar, Marco Augusto de Rezende, João e o pé de feijão foi um dos primeiros encenados pela trupe.
 “Esse espetáculo é muito importante para nós, abriu todos os caminhos para o que construímos depois. É a partir dele que nasce nosso repertório, nossos festivais, nossos eventos. Ele proporcionou que hoje tivéssemos a história que temos”, afirma o bonequeiro.

João e a galinha – crédito – Toni Guedes

Projeto Manutenção – Marco Augusto também explica que, por meio do projeto, serão mantidas as atividades culturais do Voar Teatro de Bonecos, pelo período de um ano, oferecendo à comunidade um conjunto de ações de qualidade cultural, composto de: Mostra de repertório do grupo, nova montagem, exposição de bonecos e intercâmbio com outro grupo nacional, no caso.
“O projeto valoriza a trajetória do grupo Voar Teatro de Bonecos que em 2023 completa 20 anos. Durante um ano de manutenção a Cia. investirá parte dos recursos na criação de um novo espetáculo baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry “O Pequeno Príncipe” que será criado com a técnica do teatro de sombras”, revelou o artista.

Próximas apresentações do Projeto de Manutenção

Sempre aos sábados e domingos, às 16h

Ceilândia: “Adivinha,Adivinhão!”- 22 e 23 de abril, Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G)
Taguatinga: “Tramoias para enganar a morte” – 29 e 30 de abril, Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia Taguaparque) 
Gama: “Sonhos de uma noite de verão”– 06 e 07 de maio,  Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 – PRÓ DF)

Intercâmbio e Teatro de Sombras –Além das apresentações da mostra de repertório do grupo, a Companhia realizará intercâmbio com o grupo LUMBRA especializado em teatro de sombras do Rio Grande do Sul , afim de trocar experiências, informações e estreitando contatos, favorecendo a riqueza do fazer teatral. O intercâmbio deverá acontecer por meio de apresentação do grupo convidado e bate-papos sobre teatro de sombras. 

Exposição –Para encerrar o projeto de manutenção será realizada uma exposição de bonecos, com duração de 30 dias, na sede do grupo VOAR, com fotos e bonecos retratando sua trajetória.

Cia Voar –A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

Marco Augusto de Rezende , bonequeiro fundador da Cia Voar Teatro de Bonecos- crédito – Toni Guedes

Serviço:
O quê:  Espetáculo “João e o pé de feijão”,  pelo Projeto Manutenção Voar Teatro de BonecosQuando:  Neste sábado e domingo (8 e 9/04), às 16h Onde: Teatro de Sobradinho ( Q 12, Área Especial)Tudo gratuito e aberto a todos públicos, com Libras e audiodescrição à disposição. O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF. Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodebonecoOutras Informações: (61) 99901-3822 
Convite: https://www.instagram.com/p/CqnUfWCpXUS/