Os advogados Sid Riedel e Rita de Cássia Vivas, do escritório Riedel de Figueiredo Advogados Associados, participaram nessa terça (1º/10) da sessão solene em homenagem aos advogados Luiz Carlos Simaringa Seixas (1944-2018) e José Gerardo Grossi (1933-2019), na Câmara dos Deputados. Ambas grandes lideranças da advocacia faleceram recentemente e deixaram como legado uma história de luta pela democracia.
Mesa diretiva foi composta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Marina Sigmaringa Seixas (esposa de Sigmaringa) e José Cruz Macedo (Desembargador do TJDFT) também marcaram presença no evento.
Ex-deputado federal por dois mandatos seguidos pelo PT, Luiz Sigmaringa ganhou destaque ao enfrentar a ditadura militar na capital do país, apoiando sindicalistas, estudantes e políticos perseguidos. Já o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Gerardo Grossi, se destacou como um dos criminalistas mais importantes e influentes do DF, chegando a atuar na defesa do ex-presidente Lula em julgamento de habeas corpus e em questões eleitorais, como nas operações Zelotes e Lava Jato.
Carta de Lula
Sigmaringa e Grossi eram amigos do ex-presidente Lula e na data de hoje foram lembrados por meio de uma carta enviada à sessão solene e lida pelo advogado Cristiano Zanin. Confira:
Leia a carta de Lula na íntegra:
Senhoras e senhores deputados,
Querida Marina, querida Adelaide,
Amigos e amigas,
É acima de tudo justa esta homenagem aos advogados José Gerardo Grossi e Luiz Carlos Sigmaringa Seixas. Justiça foi o que sempre buscaram ao longo da vida, que também os uniu no sentimento da amizade e da solidariedade.
Nós, que tivemos o privilégio de conviver com eles, sabemos o quanto se dedicaram ao exercício da profissão que amavam. No ofício da advocacia, Doutor Grossi e o companheiro Sig nos ensinaram que a defesa do que é direito é essencial à democracia.
A generosidade e a coragem andavam juntas com esses dois amigos que nos deixaram. Desde a juventude lutaram pela liberdade, para si e para o povo brasileiro. Enfrentaram o arbítrio, a perseguição, a injustiça, mantendo sempre a esperança e a alegria de viver, por mais difícil que fosse a realidade.
Doutor Grossi e Sigmaringa nos deixaram num momento especialmente duro para a democracia e para o país. Num momento em que lutar por princípios universais como o direito de defesa, a garantia do contraditório e do devido processo legal, significa defender o espírito democrático da Constituição, contra poderosos interesses que tentam reescrevê-la.
Nessa luta muitas vezes desigual, contra as barreiras do ódio, da intolerância e do poder desmedido, doutor Grossi e Sigmaringa continuam presentes entre nós. E estarão presentes toda vez que alguém se levantar contra a injustiça e a opressão, toda vez que alguém defender a liberdade e o direito.
Curitiba, 1º de outubro de 2019
Luiz Inácio Lula da Silva
VÍDEO: Confira, na íntegra, a sessão:
https://youtu.be/U5YyebQm2_Q