Os serviços estão na fase de aterro em 100 metros, que na sequência serão nivelados e asfaltados
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
Cerca de 150 mil motoristas estão cada vez mais próximos de usar a esperada terceira saída de Águas Claras. A obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), está em sua última etapa. Atualmente os operários trabalham no aterro em uma área aproximada de 100 metros que, na sequência, será nivelada ao asfalto já implantado, que já soma 1,7 km.
“Embora o tempo chuvoso torne o ritmo dessa etapa da obra mais lento, estamos conseguindo desenvolver o serviço. É um trabalho que requer paciência, mas, em breve, vamos concluir essa belíssima obra que vai melhorar a vida dos moradores de Águas Claras”, destacou o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior.
Quando for concluída, a obra vai interligar a Rua das Carnaúbas e a Estrada Parque Taguatinga (DF-085) nos dois sentidos. O fluxo para o trânsito ficará menos intenso com a liberação das duas pistas, com duas faixas de rolamento cada, além de rotatória e ciclovia.
Para o empresário Renato Cavalcante, a melhoria vai diminuir o tempo gasto no trânsito e facilitar a locomoção dos moradores da região administrativa. “Águas Claras é uma cidade que cresce cada vez mais e com muitos empreendimentos imobiliários, então a terceira saída será muito importante porque vai diminuir os engarrafamentos”, disse.
Anteriormente, o trecho da obra, que tem 1,8 km no total, passou pelas etapas de terraplenagem, drenagem, escavação e implantação de galerias de águas pluviais – as três últimas, financiadas e executadas pela Construtora Direcional, por meio de uma compensação habitacional, com investimento de R$ 8 milhões – , pavimentação, sinalização e implantação de meio-fio. O investimento total na obra é de R$ 12 milhões.
*Com informações do DER