Com curadoria de Bernardo Mosqueira, a exposição será aberta no dia 10 de setembro e é a primeira da artista goiana no Centro-Oeste
Miriam Inez da Silva nasceu em Trindade em 1937 e viveu em Goiás até 1960, onde testemunhou as radicais transformações da região causadas pela Marcha para o Oeste e pela construção das cidades de Goiânia e Brasília. Tudo o que viu e viveu são base do que se tornou a sua obra, resultado de uma perspectiva singular e potente dos conflitos micropolíticos do processo de modernização do Brasil.
A artista iniciou sua longa formação na Universidade Federal de Goiás e seguiu para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde teve orientação de Ivan Serpa. Sua escolha em dialogar com formas de arte entendidas como “tradicionais” – como a xilogravura, o cordel e a arte votiva – foi também uma maneira de inserir nelas suas críticas à hipocrisia e à normatividade que regulavam a sociedade em que vivia.
“Reunindo mais de 300 obras e extensa documentação, esta é a maior retrospectiva já desenvolvida a partir da obra da artista, acontecendo em um momento em que é urgente lutar contra o obscurantismo e o conservadorismo no Brasil, essa mostra busca oferecer inspiração na forma insubmissa, irônica, mágica e deliciosa de ver o mundo revelada pelo encantador e fundamental trabalho de Miriam Inez da Silva”, escreve o curador Bernardo Mosqueira, que pesquisa a artista desde 2015.
A exposição é uma realização da Almeida & Dale Galeria de Arte, que há mais de 20 anos trabalha fomentando cultura e abrindo mercado para artistas brasileiros em exposições, feiras de arte, publicações de catálogos e livros, e doações.
Miriam Inez da Silva
Museu Nacional – Galeria Principal
Mais de 300 obras
Curadoria: Bernardo Mosqueira
Abertura: 10 de setembro de 2021
Até dia 5 de dezembro de 2021
Museu Nacional
Setor Cultural Sul, Lote 2 (próximo à Rodoviária do Plano Piloto)
Brasília – DF, 70070-150
Telefone: (61) 3325-6410
Almeida & Dale Galeria de Arte
www.almeidaedale.com.br
Telefone: (11) 3882-7120