
Obras sobre ciência de dados e sobre robótica educacional concorrem na categoria Ciência da Computação do Prêmio
Dois professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, estão entre os autores de dois livros finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra Ciência de Dados – Fundamentos e Aplicações tem entre os autores o professor e diretor do ICMC, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho; já o livro Robótica Educacional foi organizado pela professora Roseli Romero. Ambos concorrem na categoria Ciência da Computação.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) dedicada ao reconhecimento de obras literárias de áreas científicas, técnicas e profissionais. Criada em 2024, a honraria busca valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores atuantes no segmento acadêmico.
O anúncio dos finalistas ocorreu nesta terça, dia 22 de julho. Já o anúncio dos vencedores da distinção acontecerá na cerimônia de premiação, marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Além da estatueta do Jabuti, os vencedores ganharão um prêmio de R$ 5 mil.
Ciência de Dados – Publicado em 2024 pela Editora LTC do GrupoGen, o livro Ciência de Dados – Fundamentos e Aplicações se dedica a apresentar e desvendar os conceitos essenciais à compreensão e à utilização de algoritmos e técnicas específicas da área. Com caráter introdutório, a publicação é indicada para graduandos, pós-graduandos e profissionais de qualquer área que busquem especialização.
O professor e diretor do ICMC divide a autoria da obra com Angelo Garangau Menezes, engenheiro de software na Google, e Robson Parmezan Bonidia, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Robótica Educacional – Organizado pela docente Roseli Romero, o livro Robótica Educacional reúne uma série de artigos sobre a prática e o ensino de robótica em diversos cenários. A publicação traz uma visão ampla sobre a robótica educacional para estudantes, professores e pesquisadores, além de contemplar conteúdos práticos, como a apresentação de kits robóticos e simuladores.
Lançado em 2024 pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), a obra conta com a colaboração de 19 autores, entre professores do ICMC, ex-alunos e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Há capítulos voltados para o ensino infantil, universitário e a formação de professores, explorando desde os conceitos básicos da robótica até a aplicação de kits populares de robótica que são amplamente utilizados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Texto: Raquel Sampaio, da Fontes Comunicação Científica