As bancadas do PDT, Rede, PT e PSOL entraram em obstrução desde esta terça (28/9) na Câmara Legislativa em protesto contra o Governo do Distrito Federal por não cumprir com o envio de proposição que irá permitir a possibilidade de reeleição dos atuais gestores escolares. A iniciativa é reforçada pelo distrital João Cardoso (Avante), que é da base governista e professor da Secretaria de Educação do DF.
“Nestes 1000 dias de mandato, esta é a primeira vez que utilizo este recurso, dada a urgência da demanda que chegou a esta Casa em 2019 e que até hoje vem se arrastando, que é a Lei da Gestão Democrática, que estabelece a escolha dos gestores pela comunidade escolar”, explica João Cardoso.
A medida fez com que as sessões ordinárias de ontem e de hoje fossem encerradas sem quórum para votações. Prevista no Regimento Interno da CLDF, a obstrução se dá quando mesmo presentes nas sessões, os parlamentares não participam das votações do dia, reduzindo o número de distritais presentes para dar continuidade à sessão.