Dependentes químicos têm atendimento em regime de ‘portas abertas’ no DF

posted in: Brasília | 0
Os Caps funcionam como ponto de apoio da Rede de Atenção Psicossocial | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Distrito Federal oferece três centros para o tratamento de transtornos por uso de álcool e drogas. Eles funcionam todos os dias, 24 horas, em regime de portas abertas, incluindo finais de semana e feriados.

Pessoas com mais de 16 anos podem ser atendidas em um dos Centros de Atenção Psicossocialis (Caps) localizados no Setor Comercial Sul (Brasília), Samambaia e Ceilândia.

Todas as unidades do Caps Álcool e outras Drogas III contam com equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médico clínico, médico psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.

Com o funcionamento em regime de portas abertas, o paciente não precisa ser encaminhado da rede pública para ser acolhido. Basta o usuário buscar atendimento e passar uma triagem técnica para ser redirecionado ao tratamendo mais adequado.

Em Samambaia, o Caps atende cerca de 550 pacientes por mês, com aproximadamente 2 mil procedimentos no mesmo período. Durante a pandemia, devido a suspensão dos grupos terapêuticos presenciais, a demanda pelos atendimentos individuais aumentou consideravelmente por fatores como a ansiedade. Grupos on-line foram criados para facilitar o acesso aos usuários e também para diminuir o número de leitos do acolhimento integral.

O Caps presta assistência a pessoas em sofrimento psíquico grave e aos usuários de álcool e outras drogas com síndrome de dependência. O tratamento tem como objetivo ajudar na autonomia e garantia de direitos sociais básicos do paciente.

Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília