Cai número de internações de idosos no DF

posted in: Brasília, Destaques | 0
Gráfico com índices de internação: queda geral | Arte: Divulgação/Agência Saúde

As internações de idosos em unidades de terapia intensiva (UTIs)da rede pública de saúde caíram. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), todas as faixas etárias acima de 60 anos apresentaram queda a partir de maio. Os dados foram computados até o dia 2 deste mês.

De acordo com a Secretaria esses dados mostram a importância da imunização no enfrentamento à covid-19, independentemente de qual vacina seja aplicada. O Distrito Federal já aplicou mais de 1 milhão de doses de vacina e o principal grupo imunizado é justamente o de idosos.

Entre janeiro e abril deste ano, houve aumento nas internações de pessoas com 60 a 64 e 65 a 69 anos e, a partir de maio, queda. Já para o público de 70 e 74 anos, foi registrado aumento entre janeiro e fevereiro, estabilidade em março e redução a partir de abril.

Na faixa dos 75 a 79 anos o aumento de internações foi de janeiro a março, com queda em abril. Já para pessoas com mais de 80 anos, houve crescimento de janeiro para fevereiro e queda a partir de março. Os dados mostram ainda que todas as faixas etárias acima de 60 anos tiveram redução a partir de maio.

Atualmente, a maioria das internações por complicação em decorrência do coronavírus se dá entre o público mais jovem. Nos próximos dias, serão vacinadas 41.009 pessoas que agendaram imunização pelas faixas etárias, de 44 a 59 anos, e com comorbidades, de 18 a 43 anos. Por idade, foram 40.018 agendamentos; e, com alguma doença pré-existente, 992.

A vacinação para quem tem 60 anos ou mais e para gestantes e puérperas com comorbidades segue aberta, sem necessidade de agendamento. Os idosos são atendidos em qualquer um dos 55 locais de vacinação, já as gestantes e puérperas com comorbidades recebem o imunizante em pontos específicos.

Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília