Bonecos, cordel e repente contam causos populares

Teatro de Bonecos “Adivinha, adivinhão“, no Espaço Voar, no Gama, espetáculo baseado em adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes

Neste sábado e domingo (16 e 17 de setembro), às 17h, no Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 – PRÓ DF), o Teatro de Bonecos da Cia. Voar apresenta o espetáculo “Adivinha, Adivinhão”,  mostrando o dia em que o folclórico personagem Pedro Malasartes oferece seus serviços de adivinho na fazenda do coronel Bocalarga e desvenda o mistério do sumiço das jóias preciosas. Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O espetáculo integra a programação do Projeto Mostra de Repertório Voar 20 anos, patrocinado pelo FAC-DF.  A Mostra conta com quatro espetáculos e oito apresentações, sendo as duas últimas de “Os meninos verdes”, no próximo fim de semana, 23 e 24, às 17h. Informações e  programação no Instagram @voarteatrodeboneco

“Adivinha, adivinhão”  – sinopse –  Bonecos, cordel e repente contam causos populares, o espetáculo consiste em uma adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes. A história mostra ao público o dia em que ele foi oferecer seus serviços de adivinho na fazenda do coronel Bocalarga e desvenda o mistério do sumiço das joias preciosas. A montagem utiliza a técnica de bonecos de luva e a narrativa é inspirada na cultura popular do Nordeste.

Projeto Mostra de Repertório Voar 20 anos- A mostra conta com 04 espetáculos presentes no repertório atual da Cia. Entre eles o clássico de Cora Coralina, “Os meninos verdes”; “João e o pé de feijão”; “Adivinha Adivinhão” e “Tramoias para enganar a morte” Serão realizadas duas apresentações de cada peça no Espaço Voar,no Gama, totalizando oito apresentações. A ideia é ocupar o espaço por quatro finais de semana com a mostra. As apresentações contam com acessibilidade de intérprete em LIBRAS e audiodescrição e entrada franca.

Próximas apresentações do Projeto – Sempre aos sábados e domingos, às 17h. Espaço Voar, no Gama

23 e 24/09 – Os Meninos Verdes  

Cia Voar –A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

A diretora de produção, Mariana Fernandes, afirma também que o projeto visa estimular a produção, a fruição e a difusão das obras artísticas da Cia, especialmente a viabilização do acesso ao teatro de bonecos com entrada franca.


“Este é o terceiro espetáculo da Mostra, visto que na semana passada apresentamos Tramoias Para Enganar a Morte”, finaliza Mariana Fernandes. 

Serviço:
O quê: Teatro de Bonecos “Adivinha, Adivinhão” pelo Projeto Mostra de Repertório Voar 20 anos.

Quando:  Neste sábado e domingo (16 e 17 de setembro), às 17h

Onde: Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 – PRÓ DF).

Tudo gratuito e aberto a todos públicos, com Libras e audiodescrição à disposição. O espetáculo integra a programação do Projeto Mostra de Repertório Voar 20 anos. O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF.  Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco. Outras Informações: (61) 99901-3822