
A direção do Teatro dos Sentidos transforma a Feira do Guará em palco de experimentação: nesta quinta (20/03), a partir das 14h, e na sequência, no Jardim Botânico, na sexta-feira (21/03), também às 14h. Serão realizados laboratórios sensoriais para afiar a performance do elenco. Esta imersão prepara os atores para os espetáculos da nova temporada que ganham vida a partir da segunda semana de abril, começando na CLDF. Este projeto é realizado com recursos do FAC-DF. Informações pelo telefone (61) 99905-5905
A criadora da metodologia do Teatro dos Sentidos, Paula Wenke, revela que a experiência na Feira do Guará será uma verdadeira imersão sensorial: os atores percorrerão o espaço ora de olhos vendados, ora guiando seus colegas, explorando os aromas, texturas e sabores que tornam o ambiente um turbilhão de estímulos para os sentidos.
“O treinamento deste novo grupo de atores propõe uma imersão sensorial profunda, desafiando-os a experimentar o mundo sem a visão, enquanto aguçam a audição, o tato, o olfato e o paladar para expandir sua percepção e presença cênica˜, diz Paula que também dramaturga, atriz e diretora multimídia.
Já a atividade do Jardim Botânico, segundo ela, terá outra dinâmica.
“Os participantes serão convidados a explorar uma variedade de aromas e texturas, vivenciando sensações únicas ao interagir diretamente com as plantas do ambiente”, afirma a diretora.
Cronograma
Quinta, 20/03 – a partir das 14
Laboratório 1 – FEIRA DO GUARÁ – “Caminhar sem ver e sem medo”
Sexta, 21/03 – a tarde, a partir das 14h
Laboratório 2 – JARDIM BOTÂNICO – “Jardim Sensorial com vendas” e “Pic Nic às cegas”
Nova temporada – 25 anos
Paula pontua que esta é a terceira temporada em Brasília e que serão celebrados os 25 anos de criação do Teatro dos Sentidos.
“Serão quatro apresentações, divididas em casas legislativas e em lugares comerciais, e como sempre, tudo gratuito”, alega radiante.
Teatro dos Sentidos
É uma técnica de encenação teatral desenvolvida por Paula Wenke, direcionada especialmente para plateias de pessoas com deficiência visual ou espectadores com os olhos vendados. Essa abordagem utiliza textos adaptados e estimula ao máximo os sentidos remanescentes—audição, olfato, tato e paladar—suprimindo a visão. O objetivo é proporcionar uma experiência teatral única, onde a imaginação do público é ativada através de estímulos sensoriais, permitindo uma compreensão completa da história encenada sem a dependência da visão.
Serviço:O quê: Feira do Guará e Jardim Botânico receberão atores vendados em Laboratório do Teatro dos Sentidos Onde e quando: Quinta, 20/03 – a partir das 14Laboratório 1 – FEIRA DO GUARÁ – “Caminhar sem ver e sem medo”
Sexta, 21/03 – a tarde, a partir das 14h
Laboratório 2 – JARDIM BOTÂNICO – “Jardim Sensorial com vendas” e “Pic Nic às cegas”
Informações: (61) 99905-5905 ou 21 96403-7047Este projeto é realizado com recursos do FAC-DF.