Feira do Livro: Onã Silva lança hoje livro em homenagem ao deputado Jorge Vianna

posted in: Brasília | 0

Conhecida como A Poetisa do Cuidar, a escritora e enfermeira Onã Silva vai lançar hoje (12/6), na Feira do Livro de Brasília, a obra “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro”. O livro mescla prosa, poesia e belas ilustrações ao abordar a trajetória do parlamentar, que é também técnico de enfermagem e enfermeiro. Para adquirir um exemplar gratuito, basta doar um agasalho. O evento será às 19h, com entrada franca.

Natural de Posse (GO), a escritora Onã Silva chama a atenção por transitar por diversos gêneros literários, cativando públicos de todas as idades. Uma das principais atrações da 35ª edição da Feira do Livro, ela recebeu recentemente o título de cidadã honorária de Brasília em reconhecimento da Câmara Legislativa (CLDF) aos seus trabalhos realizados em prol do desenvolvimento do Distrito Federal. Em maio, a autora também teve lugar de destaque durante sessão solene da CLDF em homenagem aos enfermeiros, e técnicos e auxiliares de enfermagem. Nesta entrevista exclusiva, confira um pouco do que a escritora reserva para o evento mais esperado do ano!

A Felib teve início no dia 6 de junho e vai até o dia 16 (domingo), no Complexo Cultural da República. Visitações das 9h às 22h (segunda a sexta) e das 10h às 23h (sábado e domingo). A programação reúne lançamentos de livros, saraus, palestras, oficinas, mostra de filmes, homenagens, apresentações de teatro, contação de histórias para crianças e atrações musicais. Realização: Câmara do Livro do DF e Instituto Latinoamerica. Apoio: Sindicato dos Escritores do DF. A entrada é franca. Confira os detalhes em: http://felib.com.br/

Clarice: Como será a sua participação na Feira do Livro este ano?
Onã Silva:
Estarei contribuindo para a literatura e leitura, com exposição dos meus livros que compõem a ELOS-Estante Literária Onã Silva; ou seja, na ELOS estão mais de 20 livros da minha autoria, nos distintos gêneros literários (poesia, romance, literatura infantil e infanto-juvenil, conto, romance, quadrinhos, cordel).

Clarice: Quais obras e novidades você reservou para esta data?
Onã Silva: Estou com novidades literárias bem especiais, são 3 (três) lançamentos de livros:

1 Que Cordelim lindim! – livro de cordel infantil, faz parte da série Cordelisse, são vários cordéis sobre assuntos: educativos, valores, direitos, deveres, amizade, saúde, higiene corporal e muito mais.

2 Só conto pra você – Trata-se de uma coletânea que reúne contos inspirados na vida real e imaginária, mas todos criados para que o humor seja companheiro do leitor –  durante o momento de leitura e releitura – de cada página.

3 Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro: é um livro-homenagem: foi escrito por Onã Silva, A Poetisa do Cuidar para homenagear o técnico de enfermagem, enfermeiro, samuzeiro e Deputado Distrital Jorge Vianna.  Trata-se de uma obra literária que tem prosa, poesia e belas ilustrações, destacando ao máximo a história deste guerreiro-samuzeiro, natural do nordestel e residente no Distrito Federal.

Clarice: Você tem se destacado no DF como uma grande influenciadora da leitura, principalmente em cordel. Como tem sido este trabalho de escritora e influenciadora? Por que escolheu o cordel?
Onã Silva: Agradeço ao me considerar influenciadora de leitura, principalmente de cordel. Este meu trabalho é um prazer e deleite, conforme expresso nesta frase autoral: “Meu deleite é escrever, sobre a enfermagem, o cuidar e o viver”.

No campo do trabalho literário, tenho sido influenciadora da leitura conduzida pelo seguinte objetivo: dialogar os saberes da área da saúde envolvendo vários temas do cotidiano e da cultura – de modo que eu, enquanto cidadã e profissional da saúde posso contribuir para a qualidade de vida, por meio da literatura. Creio que tenho sido influenciadora da leitura ao popularizar a ciência, divulgar e democratizar os saberes da saúde e da enfermagem para a sociedade em geral.

Falando sobre a literatura de cordel: tenho me dedicado na produção, publicação e apresentação de cordéis sobre várias temáticas: histórias da enfermagem, trabalhistas, saúde, violências, políticas de saúde, biografias, SUS e outros temas. O cordel tem um grande significado para a minha essência poética! Tenho uma admiração e respeito profundo à literatura de cordel, pela sua tradição cultural, tipicamente brasileira. O cordel é singular na sua forma literária: pela sonoridade, ritmo, rimas e a melodia, além de ser uma literatura é humana, humanitária. Por isso, dedico-me na escrita e divulgação do cordel visando a valorização da cultura, das raízes, do saber popular.

Clarice: Na sua opinião, qual a importância da Feira do Livro de Brasília para o DF e região Centro-Oeste?Onã Silva: São muitos anos que defendo, divulgo, faço inscrição e toda forma de participação neste evento que nos leva a uma viagem incrível, ao mundo do livro, da leitura, da escrita, da interação escritor-leitor, a troca de saberes, conhecimentos e aprendizagens. Enfim, a Feira do Livro de Brasília proporciona a população do DF e da RIDE dias de suma importância, de modo que o incentivo à leitura, literatura e à cultura permaneça sempre vivo e ativo no Distrito Federal.

Clarice: Como escritora, como é para você participar de mais uma edição deste grande evento? Qual a sua expectativa com este novo local e demais novidades já anunciadas?
Onã Silva: Como escritora que trabalha há alguns anos no campo da literatura, nesta oportunidade de participar deste grande evento, com certeza vou aprender e reaprender muito mais, fortalecendo assim a minha motivação e inspiração, para continuar neste meu deleite: escrever!

A expectativa do novo local da Felib é que possa acontecer o que mais me fascina: a interação desta escritora com os importantes leitores.

Que todos os visitantes, participantes, inscritos e organização possa apreciar as novidades anunciadas, bem como as novidades anunciadas por mim, Onã Silva, A Poetisa do Cuidar.