
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma celebração especial para entregar as novas pinturas da Sala de Vacinação, localizada na Unidade da Criança e do Adolescente (UCA). O evento aconteceu na segunda-feira (10/11) e contou com a presença dos artistas Tiago Botelho e Darlan Rosa – que criou o famoso Zé Gotinha, em 1986. Ambos trabalharam em parceria para produzir murais originais para o espaço.
“Achei fantástica a iniciativa”, enfatizou Darlan, enquanto admirava os contornos que dão forma e alegria ao querido Zé Gotinha em meio ao colorido de árvores, pássaros e flores dos cenários pintados pelo parceiro Tiago, uma junção que tornou a Sala de Vacinação do HUB em um espaço ainda mais aconchegante e acolhedor. “Fico imaginando quando as crianças vierem aqui, elas vão gostar. Quem sabe isso não vai inspirar outras salas de vacinação a fazerem o mesmo?”, completou.
“Esse projeto foi idealizado pela superintendente do HUB, Fátima Sousa”, explicou Tiago, que desenvolveu uma série de trabalhos ligados à Comunicação e saúde através da arte junto a Fátima na época em que ela estava à frente da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília. “Espero que essas artes tragam alegria para quem vier tomar vacina, principalmente as crianças, que às vezes têm medo de injeção, e eu acho que o ambiente vai facilitar para que isso não seja tão tenso, que seja um dia divertido, que a pessoa venha para cá e tenha uma memória afetiva ligada aos murais”.
Para a superintendente interina do HUB e atual gerente de Ensino e Pesquisa da unidade, Carla Targino, a entrega das pinturas é um momento especial. “Muitos estudantes passam por suas formações aqui e é de uma grandiosidade extrema que a gente tenha contado com o criador do Zé Gotinha para produzir essas artes. Também temos muito a agradecer ao Tiago, que vem embelezando e colorindo as paredes do nosso hospital em outros projetos, humanizando nosso espaço”.
“Usar cores é sempre bom, traz ainda mais vida ao ambiente, tornando-o harmonioso. A sala está maravilhosa”, celebrou a técnica de enfermagem do HUB, Raquel Pires, que integra a equipe da Sala.
Referência no DF
Durante participação no evento, a gerente de Rede de Frio da Secretaria de Saúde (SES/DF), Tereza Luísa Pereira, lembrou a importância da Sala de Vacinas do HUB para a comunidade local. “Estamos na sala modelo de imunização do Distrito Federal. O HUB forma profissionais tanto da enfermagem quanto da medicina e da farmácia, e também é um polo de ensino para os nossos servidores, que podem passar um momento aqui e ver como uma sala de vacinação realmente deve funcionar, como são os protocolos e os processos de trabalho, para que já entrem no serviço de forma padronizada”, destacou.