Durante a 10ª edição do FESTINECO (Festival de Teatro de Bonecos), nos dias 04,05 e 06 de junho, será realizado na cidade de Gama(DF,) o SEMINÁRIO PORTAL DO MAMULENGO. Serão três dias de debates, palestras e bate-papos. Até o dia 15 de março, as inscrições estarão abertas para os que desenvolvem algum trabalho relacionado ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, pelo link: https://forms.gle/mpBDSMdcsp4ePYfWA
Serão selecionados até 50 participantes residentes e de fora do DF (mas do território nacional) para participar do Seminário presencial na cidade do Gama (DF). Quem for de fora, a organização fornecerá transporte do estado de origem, hospedagem e alimentação durante os 3 dias do seminário.
Outras informações pelo e-mail: voarteatrodebonecos@gmail.com ou pelo WhatsApp (61) 999013822.
Portal do MamulengoContemplado pelo programa BNDES+, de cofinanciamento de iniciativas voltadas ao patrimônio material e imaterial nacional, o Portal do Mamulengo(portaldomamulengo.com.br) reúne informações de mestres e novos brincantes, com dados, fotos, vídeos, com a finalidade de preservar a memória e a técnica centenária desse patrimônio imaterial brasileiro, que sobrevive desde os tempos coloniais.
Festineco – 10ª ediçãoEm 2023 o FESTINECO realizará sua 10ª edição, durante 20 dias no período de 18 de maio a 06 de junho, nas cidades do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas (DF). Serão 66 apresentações de teatro de bonecos, sendo 10 de grupos do DF, 06 de grupos nacionais e 06 de grupos internacionais. Todas com entrada franca para a população. As apresentações serão realizadas em espaços culturais, escolas da rede pública, teatros e ruas. O projeto é patrocinado pelo FAC- Fundo de Apoio à Cultura do DF.
Parceiros
A Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) e a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) são parceiras da Cia Voar Teatro de Bonecos no Portal do Mamulengo.
Os diversos nomes dos mamulengos Brasil afora
A apresentação do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é chamada por diferentes nomes dependendo de onde ele vem. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal; Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.