Desembargador Vladimir Passos de Freitas lança Vida e Magistratura com Bom Humor

postado em: Brasília | 0

É POSSÍVEL CONCILIAR A SERIEDADE DE UMA CARREIRA JURÍDICA E O PRAZER DE VIVER, DIZ VLADIMIR PASSOS DE FREITAS NO LIVRO “VIDA E MAGISTRATURA COM BOM HUMOR”

Respeitado e admirado pelos próprios magistrados no Brasil – de Norte a Sul – e no exterior, devido à carreira que trilhou, Vladimir Passos de Freitas, desembargador federal aposentado e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, lança, no dia 27 deste mês, às 18 h e 30 m, no Ministério da Justiça, o livro “Vida e Magistratura com bom humor”. Décadas após passar em um dos concursos públicos mais difíceis do País, é, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e professor no doutorado da PUC Paraná.

Sempre na ativa, com seus 74 anos de vida, ele não para. Disciplinado, acorda muito cedo, malha na academia, treina natação e depois, com o conhecimento e a sabedoria que a vida lhe deu e, principalmente, a leveza de um atleta nunca pego em exame de doping, vai para o trabalho. Com a expertise de quem já ministrou palestras sobre aplicação do Direito em mais de 20 países, Passos de Freitas defende, junto aos legisladores, um futuro mais digno para as futuras gerações, com sensível queda dos níveis de criminalidade, objeto dos Projetos Anticrime e Anticorrupção.

Na trajetória, ocupou diversos cargos jurídicos, dentro e fora do País. Foi Promotor de Justiça no Paraná e em São Paulo, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o primeiro e único latino americano a presidir a Internacional Association for Court Administration (IACA), com sede em Arlington, VA, EUA, de 2016 a 2018. De sobra é campeão sul-americano de másters de natação (Maldonado, Uruguai, 2016).

No livro, que contém 290 páginas, Passos de Freitas, considerado fonte de inspiração para muitos que pretendem seguir a carreira da magistratura, relata episódios ocorridos ao longo de sua carreira, mas com uma boa pitada de humor. Humor esse estampado na própria capa da edição, onde se vê pés de pato, touca e óculos de natação coloridos jogados sobre uma escrivaninha tradicional, convivendo pacificamente com uma sisuda toga preta pendurada na estante.

Passos de Freitas compôs, como divulgado pelo Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS), fundado por ele, “…um mosaico de histórias, em narrativas curtas ilustradas com fotografias e documentos  com três objetivos: transmitir a ideia de que é possível conciliar a seriedade de uma carreira jurídica e o prazer de viver; mostrar que os obstáculos fazem parte da vida de qualquer pessoa, mas podem ser superados; e enfatizar a importância da família e dos amigos para uma existência feliz.”              

“Vida e Magistratura com bom humor”, da Editora Comunicar, será vendido por R$ 20,00, sendo que os valores arrecadados serão doados a asilos. O exemplar poderá, também, ser adquirido pela internet, por meio do e-mail secretaria@passosdefreitas.com.br.